domingo, 20 de fevereiro de 2011

Oficina dos Criativos

Na Oficina dos Criativos podes encontrar:
Escrita Criativa
Composição Criativa
Fotografia Criativa
Pintura
Desenho
Escultura
Técnicas Mistas
Instalação
Modelagem
Cenografia

O que é a criatividade? Como nasce? Qual o seu significado na nossa vida? Quais as melhores formas de desenvolver a criatividade em nós?

A criatividade é inata ao ser humano. Todos nós somos capazes de encontrar soluções criativas e usar a criatividade em diferentes áreas e nas mais diversas situações das nossas vidas. Mesmo quando nos sentimos bloqueados a semente da criatividade está lá, latente, basta-nos ter acesso aos conhecimentos necessários para a libertar e fazer desabrochar.

Convido-vos a entrarem comigo nesta viagem pelos caminhos coloridos da imaginação e explorar algumas das respostas a estas questões.

Numa primeira fase abriremos as nossas asas e abordaremos o significado de conceitos tão importantes como inteligência, criatividade e inovação, focando-nos também nos diversos bloqueios mentais e nas melhores soluções para os superar. O objectivo deste atelier é possibilitar o desbloqueio da criatividade, em todos os sentidos, facilitando o reconhecimento das reais capacidades de cada aluno e a sua aplicação no dia-a-dia.
Pretende-se dotar o aluno dos instrumentos adequados a estimular o seu potencial criativo, proporcionando mudança e inovação.Numa fase seguinte levantaremos voo explorando as diversas técnicas criativas e o melhor uso a dar-lhe numa perspectiva de desenvolvimento pessoal, profissional, artístico e de resolução de problemas.

Amplamente ilustrado com exercícios práticos, textos e vídeos, no atelier demonstraremos que ao entender os mecanismos que podem limitar a criatividade, podemos desenvolver melhores estratégias que podem contornar essas tendências de forma lúdica.

Começaremos com propostas de como identificar essas actividades lúdicas que incentivam a pensar, buscar e extrair opções de uma vivência criativa aplicada às artes. Desenvolvimento das habilidades da atenção concentração, percepção de questões visuais: aprender a ler, perceber e descodificar os signos visuais propostos por uma fotografia, pintura, um filme, uma instalação etc;

Todos somos seres criativos, junta-te a nós e desperta o criativo que há em ti.

Professora responsável:
Suzana Alves da Silva


ESCRITA CRIATIVA


Vamos abrir os caminhos do imaginário para chegar ao coração da escrita. Romper bloqueios, estimular os sentidos, abraçar a criatividade. Deixa a tua imaginação fluir e brinda-nos com o que trazes dentro da alma. Queres tentar?


COMPOSIÇÃO CRIATIVA

Quantas ideias existem?

Imagina tudo que o que podes criar com
as ideias, que não são limitadas, como
são as notas musicais e o alfabeto... Liberta-te e cria.
Como deves ter percebido, para
fazer música, escrever ou criar só é preciso fazer boas combinações novas.

FOTOGRAFIA CRIATIVA


É para todos os interessados em explorar as capacidades criativas e a reconhecer o instinto de imaginação, confiando no processo criativo aplicado à Fotografia e Artes Visuais. - Utilização Criativa dos equipamentos de fotografia. Como explorar equipamento de baixa gama (fotografar com telemóvel e outros dispositivos de baixo custo), como a construção de uma máquina pin hole. Exercícios para alcançar as bases do pensamento criativo: exercícios de estímulo cerebral: A exploração do auto-retrato; desenvolvimento de linguagem pessoal: adquirir, através dos exercícios propostos, um vocabulário visual e pessoal apoiado na disciplina e na regular produção e como elaborar um projecto fotográfico: A construção de uma série fotográfica.


Sem comentários:

Enviar um comentário