sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Oficina de Dança


Na Oficina de Dança temos para ti as seguintes modalidades:

Dança Clássica


Dança Criativa


Dança Contemporânea / Moderno


Jazz / Ladies Dance


Hip-Hop / MTV Dance


Interpretação / Criação


Composição Coreográfica
Postura e alongamento


Dança Clássica
A Dança Clássica (ballet) é uma das mais antigas modalidades da dança, conhecida principalmente pela sua beleza. Uma arte antiga mas que continua a agradar a todos.
Vale a pena lembrar que, apesar de ser praticada sobretudo por crianças, é uma modalidade que pode ser praticada em qualquer idade.
A técnica da Dança Clássica ajuda a desenvolver o equilíbrio, a concentração e a disciplina, qualidades tão necessárias na dança quanto na vida.
Dança Criativa
A Dança Criativa é uma iniciação para a aprendizagem de qualquer outra técnica de dança pois, aqui aprendemos a conhecer o corpo e alguns passos importantes para prosseguir na aprendizagem de outras técnicas. Os alunos aprenderão movimento e trabalham pequenas sequências a partir de pequenas histórias e projectos analisados antes de serem postos em movimento.
Dança Contemporânea/Moderno
A Dança Moderna é um estilo que combina muito bem as possibilidades técnicas da Dança Clássica com a força, flexibilidade, resistência, equilíbrio, criatividade e beleza de movimentos. Explora as possibilidades motoras do corpo humano, o emprego do espaço e do ritmo corporal. É uma modalidade em que o estilo de movimentos é mais diversificado mas que também requer muita técnica. Contudo, baseando-nos no estilo próprio de cada um podemos aprofundar as capacidades e gostos do aluno, sendo as aulas mais dançadas e não tão técnicas como as de Dança Clássica.
Jazz/Ladies Dance
O Jazz é uma dança de muita expressividade, espontaneidade, improviso e energia. A Dança Jazz é caracterizada pelo swing e pela combinação dos movimentos do corpo em vários ritmos ao mesmo tempo. Por isso, o Jazz desenvolve a coordenação, a musicalidade e também a agilidade e alongamento.
A Ladies Dance é, como o nome indica, mais vocacionada para o sexo feminino. Muito baseada no estilo cabaret tem como prioridade a sensualidade feminina, trabalhando as mesmas vertentes que o Jazz mas de um modo mais descontraído.
Hip-Hop/MTV Dance
Estes são dois estilos cada vez mais crescentes e com cada vez mais procura na actualidade não só pela dança em si, mas também pelos estilos musicais que lhes estão associados.
O Hip-Hop é um estilo muito dinâmico e serve para quem quer adquirir movimentos mais soltos e descontraídos. Pelo seu ritmo frenético também é bastante indicado para quem quer perder algumas calorias.
A MTV Dance é um estilo novo e ainda em expansão. Baseia-se nos videoclips que podemos ver na televisão. Estes são ensaiados e reproduzidos nas aulas, podendo ser trabalhados de modo diferente e alterados de acordo com o estilo ou o nível da turma. É um estilo de dança óptimo para descontrair e serve ainda de iniciação ao Hip-Hop.
Interpretação/Criação e C. Coreográfica
Nestas disciplinas aprende-se essencialmente a coreografar. Cria-se o gosto pela composição coreográfica e desenvolve-se a capacidade de apreciar uma peça de dança.
Aqui os alunos serão como pequenos coreógrafos. Além de aprenderem as peças já existentes e o seu modo de execução, vão ter também a oportunidade de criar as suas próprias coreografias nos estilos de dança que mais gostam.
Postura e alongamento
Esta é uma técnica muito aconselhada a quem quer manter a forma, elasticidade e boa postura corporal. Aqui trabalham-se todos os músculos do corpo através do alongamento, da respiração e da colocação correcta do corpo.

Professora responsável:
Catarina Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário